Ouça agora na Rádio

foto-locutor

Buscando...

Buscando...

Destaques

Locais/Regionais

Compartilhe agora

Associativismo em pauta

Postado em 03/06/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Associativismo em pauta*


Divulgação

Promover a troca de informações, a interação entre seus Núcleos Setoriais e enaltecer o associativismo para o desenvolvimento das empresas e da própria economia da região, foi um dos objetivos do Encontro de Coordenadores e Vice-Coordenadores promovido pela ACIBr – Associação Empresarial de Brusque, na noite de segunda-feira, 25 de março.

O evento contou com três momentos distintos: palestra, apresentação de novos núcleos e network. A diretora para Assuntos de Comércio e Turismo da ACIBr, Rita Cassia Conti, deu as boas-vindas a todos os coordenadores e vice-coordenadores. Na oportunidade, ela ressaltou a grandeza dos trabalhos realizados pelos Núcleos Setoriais, e a necessidade constante dos grupos buscarem a interação entre eles.

Em seguida, o consultor empresarial Luciano Hausmann Souza, da empresa DeltaCem Telemetria de Negócios, abordou o tema ‘Associativismo e a Sociedade 4.0’. Segundo Hausmann, hoje o indivíduo está muito conectado e o cliente atual e o cliente potencial também, já que estão extremamente informados do que está acontecendo no seu meio. “O cliente tem alguns valores crescentes que são sustentabilidade, qualidade de vida, comodidade, onde todos nós, como empresários e empreendedores, temos que estar antenados a esse processo, para que os nossos modelos de negócio também atendam essa expectativa”, enfatizou.

Na oportunidade, o consultor também deu ênfase à importância do associativismo buscando os interesses comuns dos associados e ressaltou a eficiência da ACIBr neste trabalho, realizado há 84 anos no município e região. “Quanto mais unidos, mais fortes seremos”, reforçou Hausmann.

Novos núcleos e troca de ideias

A apresentação de quatro novos Núcleos Setoriais criados na ACIBr nos últimos meses de 2018 e primeiros meses de 2019, também foi um momento interessante do encontro. Os novos coordenadores e vice-coordenadores dos Núcleos de Saúde, Malharias, Beneficiamento Têxtil e Agropecuárias e Pet Shops se apresentaram e comentaram sobre as expectativas em seus referidos grupos. Logo depois, os demais participantes compartilharam ideias e ações realizadas nos Núcleos que estão sob suas gestões, e dos anseios que seus grupos têm.

Para o consultor regional da Facisc, Albert Hugo Sabin, o encontro promovido pela Associação Empresarial é importante a fim de inspirar os líderes de cada Núcleo Setorial, que precisam estar motivados e precisam trazer essa inspiração ao seu grupo, fazendo com que os núcleos se relacionem e realizem cada vez mais ações. “É essencial que a gente reúna-os, traga informações, mas principalmente esse é um momento para eles trocarem informações, para que os coordenadores se aproximem, vejam que não estão sozinhos. Muitas vezes eles se preocupam com o caminhar do grupo, mas o grupo ao lado ou está na mesma dificuldade, ou até já superou. Então esses coordenadores têm muito a compartilhar e o processo associativista é feito dessa forma, com o relacionamento”, destacou.

O coordenador do Núcleo de Gastronomia, Jonathan Casagrande, foi um dos participantes do encontro, e avaliou como muito profícuo tudo o que foi proposto para o evento. “Como nucleado e como coordenador a gente vem para uma reunião dessas com uma expectativa de trocar experiências, de perceber que os demais núcleos enfrentam desafios semelhantes ao nosso e que podemos compartilhar as boas ideias. Vejo que o mais importante do associativismo é de fato essa troca de informações, soluções e network”, considerou.

Vanderlei Albino, coordenador do Núcleo de Tecnologia da Informação, também deu sua contribuição ao grupo, ressaltando os benefícios que o associativismo traz a todos os nucleados. Opinião compartilhada por Michelle Curbani, coordenadora do Núcleo de E-commerce. “Poder estar à frente do núcleo de uma associação e puxar vários empresários para contribuírem com isso é o mais desafiador, e a ACIBr nos dá esse suporte e oportunidade”, avaliou.

Novos nesse universo dos Núcleos Setoriais, os empresários Davi Battisti Archer, vice-coordenador do Núcleo de Beneficiamento Têxtil e Diego de Morais Godinho, coordenador do Núcleo de Malharia, também avaliaram o encontro de forma positiva. “Vem fortalecer e engrandecer as ideias para fomentarmos cada vez mais o associativismo”, disse Davi. “O interessante foi vivenciarmos experiências dos núcleos mais antigos para conseguirmos buscar soluções em comum. Hoje enfrentamos diversos desafios no nosso dia a dia, e precisamos estar preparados. A ideia é levar o que vimos aqui para o nosso núcleo e achar um caminho a ser seguido”, complementou Diego.

Ideia Comunicação

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários