Ouça agora na Rádio

foto-locutor

Buscando...

Buscando...

Destaques

Locais/Regionais

Compartilhe agora

Comitiva alemã visita Guabiruba e dá continuidade ao programa Parcerias Municipais para o Clima

Postado em 03/06/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Comitiva alemã visita Guabiruba e dá continuidade ao programa Parcerias Municipais para o Clima*


Divulgação

Chegam nesta quinta-feira, 1º de agosto, em Brusque, os três alemães da cidade de Karlsdorf-Neuthard que visitarão a região em continuidade aos projetos elaborados pelo programa Parcerias Municipais para o Clima. Em maio, uma comitiva de Guabiruba esteve na Alemanha para participar de uma conferência mundial sobre mudanças climáticas.
Essa conferência foi uma das ações do programa, que agora traz ao Brasil o prefeito de Karsldorf-Neuthard Sven Weigt, o chefe do Gabinete Técnico de Construção Benjamin Ziefuss e o chefe de Finanças Roland Milani. Eles desembarcam em Florianópolis e se hospedam em Brusque. Sven retorna para a Alemanha em quatro dias. Já a estadia dos outros dois servidores será mais longa, de 10 dias.
A primeira vinda a Guabiruba será na sexta, 2, às 9h, para uma reunião técnica com a equipe da Prefeitura que contará em detalhes como funciona a administração pública. O encontro terá a presença dos secretários municipais de Guabiruba, do professor da Unifebe Rodrigo Blodorn e do representante da Acibr (Associação Comercial e Industrial de Brusque – Núcleo Guabiruba) e Acic (Associação Catarinense de Intercâmbio e Cultura) Valdir Riffel.
A coordenação do encontro fica por conta do prefeito Matias Kohler, da arquiteta da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Infraestrutura Debora Barroero e da secretária municipal de Meio Ambiente Bruna Ebele. O prefeito explica sobre os motivos dessa apresentação. “É importante que haja um conhecimento mútuo de como funciona a administração pública nos dois países para que possamos ter convergência nos projetos e eles possam ser executados dentro da realidade de cada um beneficiando as duas cidades igualmente”, afirma.
Neste mesmo dia, o grupo almoça no Restaurante Schumacher e depois segue para conhecer pessoalmente como funciona a agricultura familiar de Guabiruba em uma visita à chácara do produtor guabirubense Willy Baumgartner.
No dia 3, os visitantes farão um passeio pela cidade na companhia do prefeito Matias Kohler, que mostrará a revitalização das ruas São Pedro, Brusque e Sternathal, espaços verdes públicos como as praças São Pedro, Ivone Erthal e Pomerânea e detalhamento de outros projetos verdes a serem implantados em Guabiruba.
No domingo, 4 de agosto, os alemães participam das comemorações do aniversário de Brusque e depois retornam a Guabiruba para almoçar na Festa dos Motoristas, no Aymoré. À tarde, acontece uma reunião técnica entre os envolvidos com o programa de Parcerias Municipais para o Clima. É a última atividade do prefeito Sven antes embarcar de volta à Alemanha. “Todos os projetos passam pelo crivo dos dois prefeitos. Nessa reunião discutimos ajustes importantes uma vez que teremos que definir o aporte financeiro e inserir essas questões no planejamento orçamentário”, explica.
Roland e Benjamin permanecem e, a partir disso, toda a programação se concentra em Guabiruba. Na segunda, 5, são visitas a empresas da cidade, um passeio com enfoque no meio ambiente e na mobilidade urbana e entrevista no programa Armazém da Cultura da Guabiruba FM.
Na terça, as atividades abrem com o plantio de 14 árvores na Escola Anna Othília Schlindwein para compensar as emissões de CO2 da viagem. Em seguida, ocorre uma sequência de reuniões técnicas e uma participação na Câmara de Vereadores de Guabiruba onde Benjamin Ziefuss, Matias Kohler e Valdir Riffel explicam sobre o programa de parceria.
Depois de outros compromissos em diferentes cidades da região, os alemães só retornam a Guabiruba na sexta-feira, 9, para mais uma reunião técnica para a discussão e aprovação dos eixos temáticos a serem trabalhados nas duas cidades. As atividades encerram no sábado, 10, com passeios e trilhas no Parque Nacional Serra do Itajaí e no Morro São José, almoço e visita à cervejaria Kiezen Ruw. O voo de volta para a Alemanha está marcado para a manhã de domingo, 11h, a partir de Florianópolis.

Fomento alemão
O programa Parcerias Municipais para o Clima envolve 71 cidades da América Central e do Sul, África e Ásia. Na nossa região, Brusque, Blumenau e Pomerode aderiram em fases anteriores do projeto. Guabiruba entra agora, na 7ª fase. O objetivo é desenvolver um plano de ação entre os municípios participantes com seus parceiros alemães que será apresentado em 2021 em uma nova conferência internacional.
Todas as atividades, incluindo despesas com viagens internacionais dos integrantes do projeto, são patrocinadas por três agências de fomento ligadas ao governo alemão: Engagement Global, Servicestelle (Centro de Serviços para os Municípios em Um Só Mundo) e Landesarbeitsgemeinschaft (Agenda 21). As duas últimas são financiadas pelo Ministério de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha.
Além dos três alemães e da equipe da Prefeitura de Guabiruba, também participam do processo de discussão, aprovação e posterior execução do programa representantes de diferentes setores da sociedade que foram nomeados por uma portaria.

Assessoria Prefeitura de Guabiruba

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários