Ouça agora na Rádio

foto-locutor

Buscando...

Buscando...

Destaques

Locais/Regionais

Compartilhe agora

Democracia e saúde no centro das atenções

Postado em 03/06/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Democracia e saúde no centro das atenções*


Assessoria Prefeitura de Guabiruba

Cerca de 60 pessoas reuniu-se na Câmara Municipal para avaliar a situação da saúde da cidade, do estado e do pais e refletir sobre as melhorias e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). A VI Conferência Municipal de Saúde teve como tema Democracia e Saúde e serviu ainda para a elaboração de propostas, construção das diretrizes do Plano Plurianual (PPA) e dos Planos Municipais, Estaduais e Nacional de Saúde, no contexto dos 30 anos do SUS.

Durante o encontro, foram trabalhados três eixos: saúde como direito, consolidação dos princípios do SUS e financiamento adequado e suficiente para o SUS. Também foram eleitos delegados que irão participar das etapas estadual e nacional defendendo as propostas abordadas e aprovadas na conferência da cidade.

A psicóloga da rede municipal, Monica Colombi, abordou a importância de fortalecer o SUS. Disse que o Brasil é o único país do mundo com mais de 100 milhões de habitantes que tem um sistema único de saúde público e gratuito e que é necessário lutar par mantê-lo e melhorá-lo. “O nosso desafio é sermos guardiões da Constituição Federal na defesa do direito fundamental à saúde”, pontuou, apresentado que 75% da população brasileira utiliza o SUS e apenas 25% possui plano.

A secretária de Saúde, Patricia Heiderscheidt, lembrou que o SUS é modelo para o mundo inteiro e que, na prática, precisa da sensibilidade dos governos estaduais e federais para avançar. “Criar programas e ações impondo obrigações aos municípios sem o correspondente aporte financeiro estadual e federal tem sido prática comum nesses trinta anos de SUS, retratando uma realidade diferente daquela preconizada na sua origem. Precisamos chamar para a responsabilidade os gestores estaduais e federais e exigir que assumam seus atos e atribuições, pois a maior parte dos recursos está em suas mãos”, ressaltou.

A secretária tratou ainda sobre a necessidade de atualização da tabela do SUS, congelada há anos e enfatizou que no âmbito de Guabiruba, os recursos e as ações são tratadas com serenidade e responsabilidade. Elencou como avanços a transparência dos investimentos, disponíveis no site da prefeitura, informatização, que oferece agilidade e segurança aos dados dos pacientes, bem como o SISREG, o qual “veio para dar justiça na fila de espera, priorizando casos de maior urgência”.

Assessoria Prefeitura de Guabiruba

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários