Ouça agora na Rádio

foto-locutor

Buscando...

Buscando...

Destaques

Locais/Regionais

Compartilhe agora

Guabiruba recebe palestra sobre empresas familiares

Postado em 03/06/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Guabiruba recebe palestra sobre empresas familiares*


Divulgação
Na segunda-feira (23), a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Guabiruba (CDL), em parceria com o Sistema de Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária (Cresol) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realizou na Câmara Municipal palestra com Rafael Campos com o tema “Empresa Familiar”.

De acordo com o palestrante, os principais desafios de gerir uma empresa familiar são: o conflito de gerações e a informalidade.

Campos diz que com a expectativa de vida do brasileiro está cada vez maior e que hoje temos três gerações que se encontram na empresa. O que causa diversos conflitos. Outro fator é a intimidade familiar, que prejudica a gestão e ainda mais a profissionalização da empresa.

“Um desses conflitos é entre irmãos, que estão assumindo a empresa fundada pelo pai ou avô. Quando eles querem assumir a empresa não são totalmente capacitados e podem não ter áreas de atuação bem definidas, e um começa a interferir na área do outro”, exemplifica.

Para a gestão eficiente de uma empresa familiar o palestrante afirma que o melhor conselho é a profissionalização. “As pessoas certas no lugar certo. Não é porque é parente, que é competente. Cada um tem uma qualidade, uma área específica para atuar. Não é porque é parente que tem de ser líder da empresa. Às vezes, é um técnico e tem alguém acima dele gerenciando a empresa, tomando as decisões estratégicas. Isso tudo para garantir a perpetuidade do negócio” revela.

Segundo o presidente da CDL Guabiruba, Giovani Ricardo Piaz, o tema da palestra é de grande relevância para a região. Especialmente para o município de Guabiruba onde estão localizadas muitas empresas e se enquadram nessa categoria.

“Nós temos muitas empresas familiares e o que não queremos é que aconteça o que aconteceu com várias empresas grandes, centenárias que passaram nas mãos de pais, filhos e netos e acabaram fechando. Então essa é uma oportunidade que a CDL, a Cresol e o Sebrae estão dando para o nosso comerciante de repensar essa afinidade entre a família para saber diferenciar o relacionamento familiar do empresarial”, avalia.

 

Amplitude Comunicação

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários