public Notícia
Home/ Notícia

Políticas públicas para idosos são debatidas em Conferência

Assessoria Prefeitura de Guabiruba

O auditório da UNIASSELVI de Brusque foi sede da III Conferência Municipal dos Direitos do Idoso de Brusque e Guabiruba, ocorrida na tarde de quarta-feira, 20. O evento foi organizado em conjunto pelas Assistências Sociais dos municípios e reuniu dezenas de pessoas. Guabiruba foi representada pelo prefeito Matias Kohler, pela secretária de Assistência Social, Habitação e Emprego, Neide Luzeti Hort e pela presidente do Conselho Municipal do Idoso, Nara Rubia de Faria. Já Brusque pelo secretário de Assistência Social e Habitação de Brusque, Deivis Junior.

A conferência abordou quatro eixos principais: Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas; Educação: assegurando direitos e emancipação humana; Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa; e Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das Políticas Públicas.

O prefeito de Guabiruba destacou o aumento da qualidade e da expectativa de vida dos idosos atualmente, que segundo ele, só tende a crescer nas próximas décadas. “Por isso é importante trazermos esse público para o debate. Não cabe apenas ao poder público discutir as políticas, mas também ao cidadão, que de forma participativa, ajuda na construção de uma sociedade mais justa”, salientou.

Advogada e professora do curso de direito do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), Adriana Bina, foi uma das participantes. Ela apontou a importância da participação e o envolvimento da comunidade no processo. “A partir do momento que a comunidade começa a pensar nas necessidades do idoso, foi dado o primeiro passo. O segundo diz respeito ao aperfeiçoamento de informações, além das decisões que serão tomadas no final da plenária, no sentido de verificar o que iremos fazer para que as coisas avancem no próximo ano”, aponta.

Adriana diz que hoje o idoso não é mais visto como alguém com dificuldade de locomoção. “A maioria da plateia nessa conferência é de idosos bem ativos, que muitas vezes gostariam de ter mais atividades para passar o dia, para continuar transmitindo a experiência que eles têm, de fazer aulas de canto, teatro, música ou academia”, enfatizou. A professora ainda lembra que a UNIFEBE realiza atividades com idosos, como palestras e projetos no Vida Ativa, que há 18 anos disponibiliza aos idosos atividades semanais de educação e conhecimento. “Eles têm aulas de direito, ciências contábeis, medicina, fazem viagens”, detalhou.

A secretária de Assistência Social Neide Luzeti Hort acredita que o encontro significa o fortalecimento na defesa dos interesses e direitos dos idosos. “Entendo este momento como um manifesto público do desejo dos idosos terem seu direito de viver e de envelhecer com dignidade”, afirmou. 

Assessoria Prefeitura de Guabiruba


  • message
    Postado por
    Nosso Vale
  • today
    Data
    3 de junho de 2020
  • folder
    Categoria
    Locais/Regionais
  • code
    Feito por
    Sistema Plug

more Leia também


calendar_today Últimas Notícias

share Publicidade


cloud Previsão do Tempo


thumb_up_alt Social Aplicativo

Logo

Nosso Vale

Rua Carlo Kholer, 576

Centro, Guabiruba - SC
88.360-000
Telefone: (47) 9910-22696
Social Aplicativo
Copyright © 2020 Sistema Plug Todos os direitos reservados
Desenvolvimento Web Plug | J.S