public Notícia
Home/ Notícia

ACIBr promove reunião sobre retomada econômica

A Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) realizou no final da tarde de quinta-feira, 4 de junho, a reunião ‘Caminhando para a Retomada Econômica’. Realizado na Unifebe, o evento contou com a presença de representantes de diversas entidades da região e do poder público de Brusque, Guabiruba e Botuverá.  O objetivo do encontro foi discutir, de forma conjunta, como está o andamento dos setores econômicos e sociais da região e quais as perspectivas de retomada gradual das atividades.

Para a realização do mesmo, foram adotadas diversas medidas de proteção, como controle do número de pessoas presentes, aferição da temperatura de todos os presentes, uso obrigatório de máscara, álcool gel, além de distanciamento.

Além disso, o público pode acompanhar de forma online o evento, transmitido ao vivo via redes sociais.

Pesquisas

Na abertura do evento, o Observatório Social de Brusque (OSBr) apresentou dados referente a uma pesquisa que avaliou as receitas dos municípios da região (Brusque, Guabiruba e Botuverá) nos meses de abril e maio de 2020, comparadas ao mesmo período, em 2019. “O objetivo da pesquisa foi avaliar o impacto das receitas líquidas dos municípios em função da pandemia e vimos que houve uma diminuição muito grande, também em relação aos dados do Estado de Santa Catarina, conforme apresentado”, comentou o diretor executivo do OSBr, Evandro Gevaerd.

Em seguida, a presidente da ACIBr, Rita Cassia Conti trouxe informações referentes a uma pesquisa realizada com os 23 Núcleos setoriais da entidade, que apresentou alguns dos setores que ainda não haviam retomado suas atividades, como: transporte público e instituições de ensino; além do comércio de Brusque e região, que já abriu suas portas, mas com quadro de horários e funcionários reduzidos e que aos poucos tenta retomar as vendas.  

Em relação ao transporte público, tanto o vice-prefeito de Brusque, José Ari Vequi, como o diretor do consórcio Nosso Brusque, Arthur Klann falaram sobre a volta da circulação dos ônibus a partir de segunda-feira, 8 de junho. Segundo eles, o transporte irá funcionar no município de segunda a sábado, com cumprimento de restrições e obrigações, como uso obrigatório de máscaras, álcool gel, apenas a circulação de passageiros sentados, não sendo permitido o transporte dos mesmos de pé, além do uso exclusivo da passagem eletrônica. “A partir de segunda-feira (8) todos os usuários do transporte coletivo terão que ter o cartão, que é fornecido gratuitamente através do nosso guichê localizado no próprio Terminal Urbano, pois não será aceito dinheiro para a aquisição das passagens. Diariamente transportamos funcionários de todas as empresas e segmentos, então estarmos aqui e discutir em conjunto é muito válido, para sabermos e entendermos quais são as demandas e seguirmos adiante neste novo cenário com o qual nos deparamos”, detalhou Klann.

Comércio

Com a retomada do transporte coletivo, as expectativas também são positivas entre os representantes do comércio, já que mais pessoas acabam circulando na cidade, aumentando a intenção de compra do consumidor. “Vimos que muitas atividades podem voltar à normalidade, mas pedimos que neste momento, todos se cuidem. Não podemos deixar de ter cuidado, é necessário mantermos todas as medidas de higiene e prevenção, pois não podemos retroceder”, frisou o presidente do Sindilojas, Marcelo Gevaerd, na oportunidade.

Da mesma forma o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL) destacou a importância do evento, das discussões em conjunto e das perspectivas de retomada econômica. “Sabemos dos cuidados necessários que precisamos ter com a volta do transporte coletivo, que irá contribuir para o fluxo de pessoas. Também teremos o pagamento da primeira parceria do 13º salário para os funcionários públicos de Brusque, e o Dia dos Namorados. Dia 11, feriado, também vamos ter nosso comércio aberto, para termos a retomada da nossa economia, sempre com cautela, com os cuidados necessários”, comentou.

Educação

Em relação às instituições privadas e públicas, representadas no ato pelo Núcleo de Instituições Educacionais da ACIBr, o vice-coordenador do Núcleo, Pe. Claudio Marcio Piontkewicz ressaltou o decreto nº 630, do Governo do Estado, a respeito do retorno das atividades de ensino, seguindo protocolos adequados. Conforme o documento, a retomada das aulas deve ocorrer a partir do dia 2 de agosto para todos os segmentos; sendo a autorização de retorno a partir do dia 8 de junho dos estágios obrigatórios e atividades práticas presenciais curriculares nos laboratórios para os cursos de nível superior; e dia 6 de julho o retorno das aulas presenciais para os cursos superiores, em decisão conjunta pelas secretarias de Estado da Saúde e Educação. “São cenários ainda instáveis, mas cada instituição está se preparando conforme seu calendário acadêmico para atender todos os conteúdos previstos ao longo deste ano e todas as medidas de prevenção e combate ao vírus. Acredito que todas as escolas, cada um com suas particularidades e sistemas de ensino, terão que oferecer o serviço ainda de forma virtual mesmo após a volta, pois nem todos poderão voltar às aulas presenciais, já que alguns estão no grupo de risco. Sem dúvida é um momento de incertezas, todos queremos retomar as atividades, mas com prudência e responsabilidade”, enalteceu.

Saúde

A saúde, ações de prevenção e resultados do combate ao Coronavírus em Brusque também foram outro tema presente na reunião promovida pela ACIBr. O secretário de Saúde, Dr. Humberto Fornari apresentou um panorama das ações realizadas pela pasta no combate a pandemia, desde as barreiras sanitárias, abertura do Centro de Triagem, atendimento domiciliar a pacientes em casos positivos, monitoramento domiciliar em pacientes suspeitos, entre outras. Segundo ele, até quinta-feira, 4, em Brusque haviam 162 casos confirmados de Covid-19, 57 aguardando resultados, 107 pessoas recuperadas, nenhum caso confirmado internado, um paciente internado no Hospital Azambuja suspeito aguardando resultado dos exames, e 177 casos sendo acompanhados de forma domiciliar. “Estamos com baixo número de casos, baixo número de internações hospitalares e com o apoio das empresas locais temos uma grande ferramenta que é a educação continuada para a população, o que acaba criando uma corrente positiva, aonde todos seguem as orientações determinadas. Vejo esta reunião como um momento bastante produtivo e saímos daqui com mais força e mais propósito nessa luta chamada Covid-19”, completou Fornari.

Avaliação

Para a presidente da ACIBr o evento trouxe boas perspectivas, não apenas pela participação de 36 lideranças presentes, dos mais variados setores econômicos, mas também pelas possibilidades de retomada apresentadas. “Nossa ideia desde o início era ser uma ‘caminhada’ para retomada econômica. Ou seja, não é algo que deve ser corrido, mas sim feito com muita responsabilidade. Muitas propostas foram ouvidas aqui hoje, com datas inclusive, e queremos um alinhamento com os poderes públicos dos três municípios, com o setor econômico, com a saúde, para buscamos um equilíbrio na região. É uma união de forças para todos crescermos juntos”, avaliou.

De acordo com Rita, um importante ponto destacado ao longo do evento foi em relação a necessidade dos cuidados de prevenção ao Covid-19 serem mantidos neste momento de retorno de algumas atividades econômicas. “Esta retomada gera prosperidade, gera mais empregos, renda e valor. Somos uma cidade trabalhadora, responsável, mas temos que continuar com todos os cuidados necessários. Cada um deve fazer a sua parte, usar a máscara, se cuidar, se estiver doente falar, isso é trabalhar em conjunto, pelo bem de todos. E nós, empresários, empreendedores, voluntários, temos que fazer a lição de casa junto aos nossos colaboradores, a fim de que os cuidados recorrentes sejam mantidos. Temos números muito bons se comparados aos dados nacionais e tenho certeza que seremos holofotes no Brasil como um polo de talentos, trabalhador, que está se cuidando”, completou.

Entrega

Ao final do evento a ACIBr também fez a entrega de 90 EPIs de acrílico, sendo doados 30 para a Polícia Militar, 30 para a Polícia Civil e 30 ao Corpo de Bombeiros de Brusque. Os EPIs foram doados pela Fundação Empreender.


  • message
    Postado por
    Nosso Vale
  • today
    Data
    5 de junho de 2020
  • folder
    Categoria
    Locais/Regionais
  • code
    Feito por
    Sistema Plug

more Leia também


calendar_today Últimas Notícias

share Publicidade


cloud Previsão do Tempo


thumb_up_alt Social Aplicativo

Logo

Nosso Vale

Rua Carlo Kholer, 576

Centro, Guabiruba - SC
88.360-000
Telefone: (47) 9910-22696
Social Aplicativo
Copyright © 2020 Sistema Plug Todos os direitos reservados
Desenvolvimento Web Plug | J.S