Ouça agora na Rádio

foto-locutor

Buscando...

Buscando...

Destaques

Lateral

Locais/Regionais

Compartilhe agora

Composê Escritório de Moda e Vestuário da UNIFEBE auxilia empresa Portallar a melhorar processo produtivo

Postado em 30/08/2021 por

Feature image

*Fonte imagem : e2416882-a104-4cb7-98a8-8bce68cbd587*


Consultoria foi realizada gratuitamente

Com o intuito de melhorar seu processo produtivo, a empresa Portallar, de Brusque, foi o segundo empreendimento que procurou o Composê – Escritório de Moda e Vestuário da UNIFEBE, para realizar uma consultoria gratuita a fim de identificar e avaliar os problemas de qualidade no seu processo de produção.
A gerente de Recursos Humanos da Portallar, Rosangela Masson da Silva, explica que o crescimento acelerado da empresa, em um curto espaço de tempo, fez com que eles percebessem a necessidade de um treinamento específico para o setor de controle de qualidade.

De acordo com a supervisora do Composê, professora Alini Cavichioli, o estudo realizado na empresa produtora de roupa de cama teve como objetivo propor melhorias para o setor, elaborando um método padronizado, tanto prático como teórico, que identificasse as causas de retrabalho.

Com o auxílio da acadêmica Milaine Cristine Iatzack, da 4ª fase de Design de Moda da UNIFEBE, e da assistente Caroline de Liz Zimmermann, por meio de um sistema via aplicativo foram implementados indicadores de desempenho, além da reestruturação de fichas técnicas e checklist, reorganização de fluxograma por setores e mapeamento de funções no setor de qualidade.

“Já obtivemos um grande alcance nos dados esperados. Nas facções externas, as fichas técnicas, os procedimentos operacionais novos e o sistema via celular/tablet com todas as funções propostas estão sendo utilizados. Nos procedimentos internos, as colaboradoras do controle de qualidade puderam se aperfeiçoar e ampliar o conhecimento teórico e prático por meio do nosso treinamento, e conhecer como funciona todo o processo de produção dentro da empresa. Com isso, o processo produtivo otimizou, a reprovação de lotes e o retrabalho do controle de qualidade diminuíram”, explica Alini.

Além dos procedimentos implantados, o Composê encaminhou para a empresa as propostas de melhorias futuras para um aumento significativo na produção, considerando os setores de qualidade, enfesto e talhação.
“Com o apoio que tivemos da UNIFEBE, os nossos colaboradores aprenderam muito e nós, como empresa, desenvolvemos uma visão mais ampla do que realmente precisamos mudar para melhorarmos a qualidade do nosso produto. Parabéns UNIFEBE pela iniciativa e pela preocupação com o desenvolvimento da nossa região”, destaca Rosangela.

Portallar
A Portallar é uma empresa brusquense, fundada em 2010, produtora de roupas de cama (lençol e fronha), fornecedora de grandes magazines e certificada pela ABVTEX Associação Brasileira de Varejo Têxtil. Seus produtos são confeccionados em 100% algodão, poliéster e microfibra.

Contato real com o mercado de trabalho
Todo trabalho desenvolvido pelo Composê é realizado gratuitamente pela UNIFEBE. Além de auxiliar a empresa, o objetivo do Escritório de Moda e Vestuário é contribuir com o desenvolvimento regional, compartilhando os conhecimentos técnicos da universidade.

O Composê também busca envolver os acadêmicos de Design de Moda com problemáticas do mercado de trabalho. “O projeto desenvolvido para a Portallar me ajudou a adquirir novos conhecimentos, mesmo já atuando na indústria da moda no setor de desenvolvimento, busquei informações em artigos e com pessoas que trabalham no setor, para complementar o trabalho de organização e melhoria de documentos sugeridos”, salienta a estudante da 4ª fase de Design de Moda, Milaine Cristine Iatzack.

O Composê
Criado este ano, pelo curso de Design de Moda da UNIFEBE, o Composê – Escritório de Moda e Vestuário tem como objetivo auxiliar, gratuitamente, estudantes, novos empreendedores, empresas e ONGs na criação de negócios, consultoria em moda e vestuário, ações com a comunidade e atividades voltadas ao desenvolvimento profissional.

As consultorias são realizadas pelos professores com o apoio dos acadêmicos do curso. Os interessados nos serviços do Escritório de Moda e Vestuário podem agendar um horário por meio do e-mail escritoriomoda@unifebe.edu.br. Os atendimentos presenciais são realizados semanalmente, às quartas-feiras, das 13h30 às 17h30, no Laboratório de Moda da UNIFEBE, campus Santa Terezinha.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários