Ouça agora na Rádio

foto-locutor

Buscando...

Buscando...

Destaques

Lateral

Locais/Regionais

Compartilhe agora

Em visita técnica ao Hemosc, acadêmicos de Medicina da UNIFEBE doam sangue

Postado em 31/08/2021 por

Feature image

*Fonte imagem : 97de9b19-8117-4887-9c57-304a5d46ada1*


Futuros médicos conheceram os processos necessários para a doação de sangue

Para conhecer os procedimentos que envolvem a doação de sangue, os acadêmicos da 6ª fase do curso de Medicina da UNIFEBE visitaram o Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemosc), de Blumenau. A visita técnica foi orientada pelo professor Fabio Benedetti, da disciplina Habilidades Profissionais VI, com o objetivo de aliar os conhecimentos teóricos de sala de aula com a prática e a vivência de um hemocentro real.

“Passamos por diversos setores do Hemosc, desde o setor de captação, onde são realizadas estratégias para captar mais doadores até o setor de triagem e pré-triagem, no qual os voluntários para doação são avaliados. Também visitamos o setor que avalia a compatibilidade entre os sangues do doador e do receptor e o de processamento e estocagem do material coletado”, explica o professor.

A organização do sistema de estocagem do Hemosc foi uma das características que chamou a atenção dos estudantes. No local, todo sangue doado é armazenado em câmaras de refrigeração até que sejam liberados os exames de doenças infecciosas para que o material seja direcionado para doação e transfusão. “A ideia é que essa visita técnica seja parte integrante dessa disciplina e que se repita a cada cinco ou seis semanas para que todos os alunos possam conhecer a estrutura”, revela o professor.

Durante a visita, alguns acadêmicos aproveitaram para contribuir com o banco de sangue do Hemosc e fizeram sua doação. Foi o caso de Natan Arthur Debatin, que já era doador desde 2018. “Eu já tinha uma noção de como eram os processos até doar o sangue, mas eu não sabia o que acontecia ou como funcionava o pós-coleta. Conhecer esses procedimentos e perceber esse cuidado foi uma experiência e um aprendizado muito importantes em minha formação”, reconhece o aluno.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários