Ouça agora

Tecnologia

Compartilhe agora

Metas para 2024: como criar uma rotina à prova de desmotivação?

Postado em 22/12/2023 por Sistema Plug

img-page-categoria

Fonte imagem capa:Imagem: Getty Images

O ano novo já está batendo na porta e muitas pessoas estão engajadas em cumprir suas metas para 2024. Essa é uma prática muito comum, uma vez que a empolgação e a animação de um novo ano realmente nos incentivam a definir novos objetivos em diversas áreas.

Entretanto, não são raros os casos daqueles que logo desistem de suas resoluções e abandonam seus planos antes mesmo de o mês de janeiro terminar. Por isso, vamos compartilhar os quatro passos do Método LIDE para ajudar na criação de uma rotina que seja à prova de desmotivação. Além disso, apresentamos algumas dicas extras para manter as metas estipuladas para o ano novo. Confira!

Quais são os pilares do Método LIDE?

Ao contrário do que muitos podem estar imaginando, o Método LIDE não é uma fórmula mágica que vai simplesmente garantir o cumprimento de resoluções. Na verdade, trata-se de um passo a passo que ajuda a ter uma visão mais leve e realista de temas diversos, como produtividade e rotina, além de auxiliar na definição e na estruturação de uma rota.

Para isso, alguns passos são importantes de se ter em mente. Elencamos eles aqui para que você consiga entendê-los:

O primeiro passo do Método LIDE é conferir mais clareza para a vida. Não é possível chegar a um destino sem antes conhecer o ponto de partida. Por isso, o ato de lapidar o início da jornada consiste em listar quais são os hábitos que se quer abandonar e também definir aqueles que se deseja reforçar.

Para fazer isso, basta pegar uma folha de papel e escrever ao menos 10 linhas contendo a seguinte estrutura:

  • Eu vou [verbo + meta] até [data específica] porque [motivação] é importante para mim.

Ao escrever a lista, é preciso substituir as palavras em colchetes por aquilo que se quer abandonar ou reforçar. Abaixo compartilhamos três exemplos para inspiração:

  • Eu vou perder 5 kg até o mês de junho porque manter o corpo saudável é importante para mim;
  • Eu vou ler 2 livros até o mês de fevereiro porque o aprendizado contínuo é meta para mim;
  • Eu vou planejar os meus gastos até o final do mês de fevereiro porque a liberdade financeira é essencial para mim.

Agora que temos um pouco mais de clareza sobre as metas para o ano, chegou a hora de se concentrar no planejamento. Esse passo consiste em refletir sobre o caminho que precisa ser percorrido para que os objetivos sejam alcançados.

Implantar esse planejamento é essencial, especialmente para saber exatamente o que fazer. Se o desejo é emagrecer, por exemplo, a pessoa precisa definir quantas vezes vai se exercitar durante a semana ou, talvez, como mudará a sua alimentação.

A dica importante é definir uma estratégia realista e que seja alcançável considerando um ponto de partida.

Terminado o planejamento, é hora de pôr a mão na massa. O terceiro passo do Método LIDE consiste em desbravar a lista feita e colocá-la em prática, esforçando-se para criar uma rotina com base nessas atividades.

Antes que alguém diga que “não gosta de rotina”, saiba que a nossa vida é comandada por rotinas, ou seja, comportamentos que se repetem de forma sucessiva. O diferencial daquelas pessoas que alcançam seus propósitos é que elas criam hábitos positivos e que as aproximam de suas metas.

Definir um plano e começar a segui-lo é uma tarefa relativamente fácil. Porém, engrenar uma rotina sem contar com uma motivação é o verdadeiro desafio. É por isso que o quarto passo do método LIDE consiste em implementar uma revisão sistemática do planejamento, que pode acontecer de forma semanal, mensal ou trimestral.

Essa revisão é importante para manter o foco nas metas mesmo que falte motivação. Afinal de contas, o importante é continuar fazendo aquilo que é necessário mesmo com a falta de vontade de colocar aquilo em prática. Afinal, consiste em aplicar o método novamente, mas levando em conta o que já foi realizado.


7 dicas extras para que seus objetivos sejam alcançados em 2024

  • Escrever as resoluções no papel (físico) e mantê-las por perto;
  • Criar alvos realistas considerando a própria realidade;
  • Dividir a lista por áreas específicas da vida, como âmbitos profissional e pessoal;
  • Associar os objetivos a atividades que promovem prazer, especialmente aquelas que envolvem a mudança de hábitos;
  • Levar em conta possíveis variáveis em cada uma das resoluções e revisões;
  • Ao longo do ano, ao fazer as revisões, ajustar os alvos para que eles continuem refletindo propósitos alcançáveis;
  • Divertir-se no processo! Mudar hábitos é algo que precisa ser prazeroso de ser feito, e não penoso.

Quais são outras dicas você que acha importante seguir para conseguir cumprir as resoluções? Compartilhe com a gente em nossas redes sociais e, claro, um feliz Ano Novo para todos os leitores do TecMundo! Até a próxima.