Ouça agora

Tecnologia

Compartilhe agora

Como a IA deve impactar as compras online em 2024?

Postado em 10/01/2024 por Sistema Plug

img-page-categoria

Fonte imagem capa:Unsplash/Divulgação

Quando você faz uma compra online, o que espera? Uma plataforma intuitiva e fácil de usar, um check-out seguro e uma boa visualização dos produtos. E se você precisar de atendimento, seja para tirar uma dúvida ou resolver algum problema, a resposta deve ser rápida e completa. Afinal, a aquisição online é motivada, sobretudo, pela comodidade e agilidade.

De acordo com estudo do PagSeguro, foram US$ 275 bilhões movimentados no setor em 2023 só no Brasil. E as projeções para o futuro seguem bastante positivas. O mesmo estudo aponta para uma movimentação de US$ 435 bilhões no Brasil até 2026. As novas tecnologias vêm aquecendo ainda mais as vendas para o próximo ano, com a inteligência artificial (IA) facilitando acesso e consumo com experiências cada vez mais personalizadas.

Para isso, a gestão inteligente de dados é fundamental, não só na experiência de compra, mas na venda: com base nos números de estoque, o que ofertar? Por meio da análise preditiva, a recomendação de itens deve ficar cada vez mais refinada, ao mesmo tempo em que a IA faz um controle fino da recorrência, sazonalidade de consumo e avaliação do perfil para sugestões.

No âmbito da omnicanalidade (omnichannel), estamos falando da integração entre todos os pontos de contato com o cliente, algo que pode ser muito beneficiado pela inteligência artificial. É o tipo de tecnologia que consegue acompanhar a jornada do consumidor por onde ele passa, seja no online ou no ambiente físico. Assim, é possível equalizar a comunicação e a experiência para que se torne única e consistente em todos os canais.

Já os dispositivos móveis continuam em ascensão. Mais da metade das compras online ocorrem por meio de smartphones, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Os usuários requerem boa navegabilidade e interação ao usar o celular para fazer compras, seja no site, no aplicativo ou nas redes sociais. A IA, por sua vez, pode ser implementada para aprimorar essas questões técnicas de forma automatizada, otimizando todo o processo.

A interatividade deve aumentar cada vez mais, fazendo com que a IA não apenas atenda no campo dos problemas ou dúvidas, mas também como uma consultora ou até mesmo uma companheira de compras.Como sempre, este será mais um ano no qual as empresas buscam proporcionar uma experiência de compra mais personalizada e precisa para seus consumidores.

A diferença agora é que as ferramentas de IA estão cada vez mais acessíveis e as companhias contam mais do que nunca com todas essas potencialidades. Será um ano de muito avanço na transformação digital das empresas.

Adriana Campos é formada pela ESPM em Publicidade com ênfase em Marketing, e em Big Data e Creativity and Leadership pela Universidade de Stanford, é fundadora e CEO da Adtail, uma das principais agências full service de marketing digital de performance do Brasil