Ouça agora

Mundo

Compartilhe agora

#AstroMiniBR: quanto tempo dura um dia em Júpiter?

Postado em 30/01/2024 por Sistema Plug

img-page-categoria

Fonte imagem capa:Imagem: Getty Images

O TecMundo e o #AstroMiniBR, reúnem semanalmente as melhores curiosidades astronômicas, produzidas pelos colaboradores do perfil no X para compartilhar com você, o fantástico universo da astronomia. Confira abaixo!


#1: A duração de um dia em Júpiter!

A rotação dos planetas no Sistema Solar é um fascinante espetáculo cósmico que revela a complexidade e diversidade de nosso sistema planetário. Entre os oito planetas, o rei dos gigantes gasosos, Júpiter, possui papel de destaque não apenas por sua magnitude, mas também por sua notável rapidez de rotação. Com um período de rotação que dura apenas cerca de 9 horas e 56 minutos em média, Júpiter é o planeta mais rápido do Sistema Solar.

No entanto, o que torna esse gigante gasoso ainda mais intrigante é que sua rotação não é uniforme em todos os pontos de sua atmosfera. Esse fenômeno, conhecido como diferenciação de rotação, ocorre porque Júpiter não é um sólido rígido, mas um gigante gasoso composto principalmente por hidrogênio e hélio. As camadas gasosas em diferentes latitudes do planeta se movem a velocidades distintas, resultando em períodos de rotação, distintas.

Essa complexidade na dinâmica atmosférica de Júpiter oferece insights valiosos sobre a física dos planetas gasosos e destaca a necessidade de abordagens mais refinadas para compreender os intricados movimentos em seu vasto e dinâmico sistema gravitacional.


#2: Um helicóptero terrestre em outro planeta!

O helicóptero Ingenuity fez seu último voo no planeta vermelho no dia 18 de janeiro deste ano. O instrumento, uma conquista pioneira na exploração espacial, provou ser um avanço revolucionário na missão da NASA em Marte. Em abril de 2021, o Ingenuity realizou o primeiro voo controlado em outro planeta da história, um marco na ciência espacial.

Este pequeno helicóptero, com dimensões modestas e pesando apenas cerca de 1,8 quilogramas, desafiou as condições atmosféricas marcianas e demonstrou a viabilidade da aviação em Marte. Equipado com lâminas que giram a uma velocidade notável de até 2.400 rotações por minuto, o Ingenuity forneceu uma nova perspectiva para a exploração do Planeta Vermelho, permitindo uma análise detalhada de áreas inacessíveis para os rovers tradicionais em solo.

O Ingenuity foi não apenas um exemplo de proeza técnica, mas uma ferramenta instrumental crucial para as futuras missões de reconhecimento. Ao sobrevoar terrenos inexplorados, o helicóptero forneceu dados valiosos sobre a topografia, geologia e até mesmo potenciais locais de pouso para futuras sondas, e inaugurou, uma nova era na exploração espacial.


#3: O Japão foi à Lua!

O início de 2024 foi marcado por uma grande novidade na exploração espacial: o Japão pousou seu primeiro instrumento na Lua, tornando-se a quinta nação do mundo a conseguir este feito (a antiga União Soviética, os Estados Unidos, a China e a Índia são as demais).

Nos últimos anos, a Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA) tem desempenhado um papel pioneiro na exploração espacial, e a missão Smart Lander for Investigating Moon (SLIM) foi um testemunho notável desse compromisso. A SLIM representa uma abordagem inovadora para a exploração lunar, visando aprimorar nossa compreensão sobre a história geológica da Lua e potencialmente abrir portas para futuras missões tripuladas.

Equipada com tecnologia de ponta, a sonda SLIM aterrou de forma na superfície lunar e tem conduzido análises detalhadas do seu solo, buscando pistas sobre os processos geológicos e a evolução do nosso satélite natural.

Essa missão promete expandir nosso conhecimento científico e estabelece as bases para o desenvolvimento de tecnologias cruciais para futuras explorações espaciais, consolidando o papel da JAXA como uma das agências protagonistas na pesquisa e exploração do cosmos nas próximas décadas.

Curtiu o conteúdo? Então, fique sempre atualizado com as últimas curiosidades da astronomia aqui no TecMundo!