Ouça agora

Tecnologia

Compartilhe agora

8 tecnologias extraordinárias criadas por mulheres

Postado em 27/02/2024 por Sistema Plug

img-page-categoria

Fonte imagem capa:Imagem: Reprodução

Em pleno século 21, já não é novidade para ninguém que a história das mulheres foi, muitas vezes, invisibilizada ao longo dos séculos. O que poucos sabem, porém, é que vários itens indispensáveis do dia a dia foram inventados ou teorizados por elas.

E nada melhor do que um dia todinho destinadas a elas. Afinal, 8 de Março é um marco para ser comemorado. Mesmo com tantos desafios, as mulheres conquistaram direitos básicos que antes só uma parcela da sociedade tinha acesso. Então, vamos celebrar as realizações tecnológicas feitas por elas. Acompanhe!


As 8 tecnologias inventadas por mulheres

Como o Dia Internacional da Mulher se aproxima, é interessante relembrarmos os feitos projetados por mulheres que fizeram história. Confira abaixo, 8 tecnologias incríveis inventadas por personalidades femininas!

1. Kevlar, Sthephanie Kwolek

Em 1965, a química Stephanie Kwolek criou o Kevlar, material sintético utilizado em coletes à prova de balas. Ela inventou a fibra acidentalmente, enquanto procurava por uma nova fibra leve, porém forte, para ser usada em pneus de carros. Como resultado, ela conseguiu criar uma material com resistência cinco vezes maior que a do aço.

2. Limpador de para-brisas, Mary Anderson

Em 1903, a norte-americana Mary Anderson visitou Nova York e notou a dificuldade dos motoristas para enxergar a rua enquanto nevava. Quando voltou para casa, ela desenhou a ideia do limpador de para-brisa, que consistia em lâminas de borracha controladas manualmente por uma alavanca no lado de dentro do veículo.

A patente foi vendida na época, mas a ideia só vingou algumas décadas depois, quando Mary já não era mais detentora dos direitos.

3. Corretivo liquido, Bette Nesmith Graham

O corretivo foi criado em 1951 por Bette Nesmith Graham, uma artista e datilógrafa norte-americana. Ela misturou uma solução com tinta branca em um liquidificador e levou para o escritório no dia seguinte.

O produto, é claro, foi um sucesso entre os profissionais da área de datilografia que precisam corrigir erros das máquinas de escrever. Anos depois, Bette começou a vender o corretivo e virou empresária.

4. Aquecedor para carros, Margaret A. Wilcox

Se você fica quentinho no seu carro atualmente, é porque Margaret A. Wilcox pensou nisso em 1893. Na época, ela desenvolveu uma forma de direcionar o ar quente dos motores para esquentar o pé dos motoristas. Hoje, ter aquecedor nos carros é uma prioridade, especialmente em locais em que o inverno é rigoroso.

5. Algoritmo para computação, Ada Lovelace

Ada Augusta Bryon King, mais conhecida por Ada Lovelace, é considerada a primeira programadora da história e responsável pelo primeiro algoritmo da programação. Ela desenvolveu o programa enquanto traduzia trabalhos de um matemático e decidiu fazer anotações sobre o projeto.

Ao provar que máquinas analíticas podiam receber comandos mais complexos do que cálculos, Lovelace desenvolveu um trabalho que influenciou séculos de avanço. E, tudo isso, antes da existência dos computadores, em 1843.

6. Compilador, Grace Murray Hopper

A cientista Grace Murray Hopper foi responsável por inúmeras inovações. Os destaques de sua carreira, no entanto, incluem o Compilador, programa que traduzia linguagens textuais para linguagens de máquina, e a primeira linguagem de programação em inglês, Flow-Matic – base para a criação do COBOL.

7. Lava-louças, Josephine Garis-Cochrane

Em 1850, Josephine Garis-Cochrane inventou o primeiro modelo automático da máquina de lavar-louças. O equipamento contava com uma estrutura de compartimentos em forma de roda para lavar pratos e copos sem quebrar. A roda girava com energia mecânica ou elétrica e recebia uma mistura de água quente e sabão

8. Bote salva-vidas, Maria Beasley

Os bote salva-vidas já existiam em 1882, mas eram retângulos de madeira simples e nada seguros. Maria Beasley queria acabar com as fatalidades envolvendo acidentes no mar, quando pensou em um design que virou padrão na indústria.

A patente era parecida com uma caixa, com bordas altas para ninguém cair e com a possibilidade de ser dobrada, para guardar com mais facilidade nos navios.

Qual das inovação tecnológicas mais fazem parte do nosso dia a dia hoje? Para mais conteúdos como esse, continue de olho no TecMundo. Se desejar se aprofundar no assunto, vale a pena conhecer Valentina Tereshkova, a primeira mulher a ir ao espaço. Até a próxima!